Melhores exercícios de Yoga

Um estudo recente sugere que aquelas pessoas que praticam Yoga há muito tempo têm a possibilidade de ter um melhor aprimoramento cognitivo na velhice com relação às demais. De acordo com o trabalho, a execução dessa tarefa a longo prazo seria capaz de modificar a estrutura cerebral a ponto de preservar contra o enfraquecimento mental e a perda de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as praticantes de Yoga do sexo feminino, denominadas como yoginis.

Os cientistas descobriram que as yoginis idosas possuem maior espessura do córtex pré-frontal esquerdino, nas regiões cerebrais relacionadas a funções cerebrais como concentração e memória.

Melhores exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a utilidade do cérebro alteram à proporção que ficamos mais velhos, o que muitas vezes leva ao declínio mental, incluindo memória e concentração prejudicadas. Uma dessas alterações no cérebro é amplamente atribuída ao córtex do cérebro, que acaba por se tornar afinado, o que os especialistas mostraram que está correlacionado com o declínio intelectivo. Pesquisadores comprometidos no estudo esclareceram que, exatamente como nossos músculos, o cérebro se expande por meio do treinamento. Como qualquer prática contemplativa, a Yoga possui um elemento cognitivo em que a atenção e a meditação são significativas.

Os cientistas queriam avaliar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em termos de estrutura do cérebro em comparação com pessoas mais velhas saudáveis que nunca praticaram a atividade. Para o estudo, eles recrutaram um pequeno time de yoginis que havia praticado Yoga pelo menos duas vezes por semana no decorrer de um mínimo de 8 anos, ainda que o time houvesse uma média de quase 15 anos de prática.

Eles, assim, contrastaram as yoginis com outro time de mulheres sadias que jamais fizeram Yoga ou atividades de contemplação ou reflexão, contudo revelaram os mesmos níveis de prática física, referentes à mesma idade (por volta de sessenta anos).

O staff escaneou os cérebros dos participadores usando ressonância magnética para observar se existia determinada distinção nas estruturas. Os pesquisadores encontraram maior espessura no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas cerebrais associadas a funções mentais como memória e concentração.

Baixa de memória na velhice é comum, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas podem auxiliar a melhorá-la, assim como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e grãos integrais, que preservam seu cérebro de radicais livres perniciosos, são capazes de ajudar significativamente na preservação da memória.

Aqui encontram-se alguns nutrientes que podem fazer maravilhas em favor de sua cognição e pelo seu desenvolvimento intelectivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, achada nas frutas cítricas, está ligada à agilidade cerebral, na mesma proporção que a Vitamina B ajuda contra o encolhimento do cérebro e o comprometimento mental referente à idade. Encontrada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um grupo de sementes e nozes podem colaborar a aprimorar consideravelmente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são cheias de zinco que desempenham uma função essencial na melhora da sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes essenciais ao exercício cerebral e aptidões de memória. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Melhores exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão cheios de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo importantes ao crescimento de partículas cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta cerebral.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a manter o cérebro saudável e alerta. Os abacates também estão relacionados com a redução do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que colabora contra a degeneração de células cerebrais e auxilia na conservação e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar apropriadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo alertas.

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