Truques para higienizar as frutas e verduras

Truques para higienizar as frutas e verduras

Comer uma dieta rica, incluindo diversas frutas e vegetais, é uma das chaves da excelente saúde. Ainda assim, com o objetivo de se manter saudável, é também essencial assegurar-se de que o produto que você obtém é saudável. Uma maneira de fazer isto é confirmar que as frutas ou vegetais que você compra foram convenientemente lavadas antes de descascá-las, cortá-las, ingerir ou cozinhar cada uma delas.

De que modo as frutas e os vegetais contaminam-se

Truques para higienizar as frutas e verduras Nutrição Saúde  vegetais frutas   Apesar da maior parcela dos consumidores entenda que os alimentos resultantes da carne tem de ser convenientemente tratados para precaver proliferação de moléstias, alguns não compreendem que frutas e verduras são capazes de causar inclusive prejuízos à saúde caso não sejam empregados e armazenados adequadamente.

Recentemente, frutas e vegetais infectados têm sido culpados por vários aparecimentos de doenças disseminadas por esses produtos. Algumas das formas em que as frutas e verduras são capazes de se infectar abrangem: substâncias prejudiciais presentes no solo ou na água durante a fase de crescimento do vegetal; higiene ruim entre trabalhadores ao longo da colheita, embalagem e transporte.

De que jeito lavar frutas e verduras

Comece escolhendo o item sem amassado, mofo ou outros vestígios de danos. Caso você esteja adquirindo produtos pré-cortados, verifique se eles foram refrigerados ou congelados no hipermercado. Depois, em casa, conserve as frutas e vegetais perecíveis no refrigerador até estar apto para usá-los.

Limpe suas mãos por vinte segundos com sabonete e água quente antes e depois de manipular produtos frescos. Use uma faca afiada para cortar qualquer área danificada ou ferida da fruta ou verdura. Limpe o alimento antes de descascar. À vista disso, os contaminantes não vão ser passados de sua faca para eles. Segure as frutas ou vegetais embaixo da água da torneira, esfregando-as delicadamente à medida que você a limpa.

Para itens com cascas espessas, como melões e abóboras, empregue uma escova limpa para esfregar a superfície ao passo que você lavar. Produtos com superfícies irregulares, como couve-flor e brócolis, devem ser imersos de 1 a 2 minutos em água gelada para remover contaminantes. Utilize um pano limpo ou uma toalha de papel para secar o produto antes de utilizá-lo-lo.

Como limpar verduras de salada

Truques para higienizar as frutas e verduras Nutrição Saúde  vegetais frutas   Saladas verdes demandam atenção especial. Primeiro, descarte as folhas exteriores murchas. Em seguida, ajeite e limpe as folhas verdes conforme o aconselhado para cada estilo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, retire e rejeite a extremidade da raiz. Isole folhas e as conserve sob água corrente fria para remover qualquer sujeira.

Para folhas verdes menores, como espinafre e rúcula, ponha-as em uma vasilha ou uma pia limpa adornada com água gelada em torno de trinta segundos. Tire as folhas e balance de forma suave para deixar a sujeira e os demais detritos soltarem na água. Reitere o procedimento, se necessário.

Dicas: Não utilize sabão ou detergentes ao lavar os vegetais. Você não necessita procurar uma alternativa incomum para higienizar frutas e verduras. Água limpa e corrente é o satisfatório. Limpe todos os produtos antes de utilizar, ainda que você vá descascá-los. Qualquer impureza e bactérias no lado de fora de produtos não limpos podem ser transferidas da faca às frutas ou verduras.

Inclusive frutas e vegetais orgânicos, tal como os gerados a partir de seu próprio jardim ou comprados de agricultores locais, carecem de ser bastante higienizados.

Deixe uma resposta