De que modo lidar com vício por chocolates

Você é um chocólatra? Todo mundo ama um docinho certas vezes, contudo se você não pode passar o dia sem um pedaço de chocolate, é possível que você possui um distúrbio. Até alguém com o paladar mais doce pode derrotar essa compulsão. Observe se você é viciado nesta gostosura e apure o que fazer a fim de deixar de ser um viciado.
vicio-por-chocolate O primeiro passo é identificar os indícios. Nem todos os pesquisadores no terreno da psicologia percebem o desejo excessivo por chocolate como um verdadeiro vício. Mesmo assim, determinados pesquisadores imaginam que a liberação de endorfinas ocasionada pela absorção de chocolate cria uma dependência física com o intuito de obter um ótimo humor, indicando que seja possível se viciar pela gostosura.
Perceba se você sente que seu desejo por chocolates é terminantemente verdadeiro e muito difícil de controlar. Estes são capazes de ser muitos dos sinais: Você se sente “condicionado” e passa a precisar do doce em certos momentos do dia, como após o almoço, por exemplo? Só de imaginar o chocolate ou observá-lo na prateleira do hipermercado faz você salivar? E, no momento em que você está muito ansioso, ingerir uma barra de chocolate faz você se sentir mais sossegado e alegre?
Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, avalie se isto é um problema em sua vida. Pergunte-se se a absorção demasiada da guloseima fez um estrago na sua dieta, aumentando seu peso e diminuindo sua absorção de alimentos com alto teor nutricional. (Embora o chocolate tenha determinados benefícios, o teor de gordura e açúcar são muito elevados).
Observe se você não se sente alegre até que tenha comido chocolate no decorrer do dia. Para conseguir o chocolate você chega a desviar do seu trajeto para o trabalho com o intuito de obter o chocolate, sentindo pânico de pensar em ficar sem ele a seu alcance.
Você inclusive pode até estar tendo dores de cabeça após comer chocolate, mas nem o fato de você relacionar a dor à absorção do doce faz você pensar em parar de comê-lo.

Faça o possível para identificar o que propicia esse vício

Você já se declara um viciado em chocolate, já entende que isto não faz bem para sua saúde, porém ainda não sabe o motivo deste vício. É hora de encontrar a causa. Há uma série de possibilidades que podem estar alimentando sua dependência por chocolate. As causas emocionais são uma delas. Você está sentindo-se abatido, ansioso, deprimido, frustrado, desassossegado com ocasiões mal resolvidas e o chocolate tornou-se uma fundamental fonte de elevação de seu humor.
Outra causa é capaz de ser a substituição de uma alimentação pelo chocolate. Você está faminto e o chocolate é utilizável, prontamente disponível e barato. Isto pode ser particularmente atraente se esta guloseima achar-se na sua gaveta do trabalho ou na bolsa. Ou, talvez você esteja de dieta e você se sinta privado de alimentos prazerosos, que você naturalmente adoraria ingerir, então você está escapulindo, sem ter em mente o valor calórico do doce na sua dieta.
Depois de detectar o motivo, trate-a de forma salutar e tranquila. A menos que você tenha alergia a chocolates, você não tem necessidade de desistir totalmente dele, mas minimizar sua absorção. Têm alguns meios para controlar sua ânsia por chocolates. O mais crucial é tomar a decisão de parar de ingerir de forma exagerada a guloseima e de utilizá-lo como uma muleta. É essencial querer essa mudança, caso contrário, você não vai conseguir.
Procure uma fonte de energia alternativa, comendo mais proteínas e sementes ao longo do almoço. Coma frutas e legumes, porte certas nozes e sementes na bolsa, experimente bolachas sem gordura e tome mais água. Coma chocolates apenas como um deleite esporádico e não como uma refeição.
Reduza a quantidade de chocolate consumido toda semana. E, ao comê-lo, atente-se em usufruir e alongar a experiência. Experiencie uma barra de chocolate de cacau de 80% (isso conterá bem menos açúcar). Mude a rota no hipermercado e evite passar pelas gôndolas de guloseimas. Não existe nada sadio naquela seção!
Compreenda o que esperar, visto que você diminui a absorção de chocolate. Você é capaz de vivenciar sintomas de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a trocar o chocolate por outras guloseimas como doces, bolachas e pudins.