Tensão lombar: aprenda a prevenir e tratar

A dor nas costas é uma situação da vida. Praticamente todas as pessoas irão sofrer desse problema, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais razões de dor nas costas, seja dor intensa ou dor crônica, é a lombalgia.

O que é tensão lombar?

Uma série de músculos e articulações lombares mantêm a ossatura da coluna vertebral no lugar. Você é capaz de fadigar esses músculos alongando bastante, a ponto de acarretar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, portanto, eles não conseguem exercer a função de manter a constituição óssea da coluna vertebral acertadamente no lugar. A coluna encontra-se menos estável, ocasionando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se alongam ao longo de todo o corpo, a dor é capaz de se dar em lugares diferentes.

O que causa a tensão lombar?

tensao-lombar-aprenda-a-prevenir-e-tratarMáximo empenho corporal.
Tombo.
Encurvar ou acocorar repetidamente.
Alçar objetos pesados se você não estiver em forma.
A tensão lombar inclusive pode ser causada por stress emocional, postura inadequada, excesso de peso, ou por permanecer assentado na mesma posição por muitos períodos de tempo. Mesmo uma tosse severa é capaz de ocasionar lombalgia.
Tenha em mente que a lombalgia não pode ser responsabilizada sobre toda a dor lombar. Existem várias outras razões, como hérnia de disco, quebras, nervos comprimidos, artrite, infecções e tumores.

Sintomas da tensão lombar

tensao-lombar-aprenda-a-prevenir-e-tratar Dor e rigidez lombar.
Dores nos quadris e nas pernas, por vezes na parte de trás das coxas.
Dor que piora ao encurvar ou esticar o corpo, tossir ou dar espirros.
Já que alguns sintomas de lombalgia são similares aos de doenças mais sérias, é crucial que o episódio seja analisado por um clínico.
Para diagnosticar a tensão lombar, o seu médico vai te dar um check-up total. Você também pode necessitar de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes a mais podem ser precisos se a sua dor não desaparecer por conta própria ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A tensão lombar é capaz de ser uma contusão bem doída e deprimente. Contudo a ótima notícia é que a maioria dos casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a recuperação, você deve:
Colocar gelo nas costas para reduzir a dor e o inchaço, logo que se lesionar. Fazer isso no decurso de vinte a trinta minutos a cada 3-4 horas por 2-3 dias. Você inclusive pode botar gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor nas costas – porém só após 2 a 3 dias da utilização do gelo. Utilize calor nas suas costas só depois do inchaço inicial ter desaparecido. Você pode usar uma bolsa térmica ou, unicamente, banhar-se com água quente.
Tome analgésicos ou outros remédios, caso seja recomendado pelo seu doutor. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor lombar e o inchaço. Por outro lado, esses medicamentos são capazes de ter efeitos colaterais. Eles necessitam ser usados ocasionalmente, a não ser que seu médico diga outra coisa. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, em certas ocasiões, são necessários.
Se o seu médico propor, faça fisioterapia para ampliar a força dos músculos das costas. Não fique na cama ou sofá toda hora. Isso irá piorar a lombalgia.
Não interessa o que os indivíduos lhe digam, o repouso na cama não vai dar certo. Os indivíduos costumavam cogitar que o adequado tratamento para a lombalgia era deitar de costas até melhorar. Contudo estudos mostram que isto não ajuda.

Qual a estimativa para a lombalgia melhorar?

O tempo de restabelecimento depende da gravidade da tensão lombar. Episódios leves são capazes de ser resolvidos em alguns dias, entretanto é capaz de levar semanas em casos mais graves.

Como precaver a tensão lombar?

Visto que a dor nas costas sumiu, seu médico, possivelmente, irá propor que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isso vai aumentar a força nos músculos das costas e irá deixar esses músculos mais vergáveis. Isto vai minimizar as chances de você ter nova lombalgia no porvir. O médico vai poder indicar exercícios de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de atividade física até:
Você conseguir se mover facilmente – sem rigidez – como antes de se lesionar
Você não sentir dor no momento em que se dobrar, torcer, andar, correr e pular.
Caso você comece a exercitar-se antes que sua tensão lombar seja tratada, você pode acabar com dor nas costas crônica e contusão permanente.

 

Aqui estão muitas sugestões a fim de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor lombar durante a prática física, pare.
Caso você sinta dor lombar um dia de intensificação do seu treino, aguarde alguns dias para alterar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas diariamente.
Evite adormecer de bruços. Repouse de costas ou de lado e ponha uma almofada entre as pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, curve os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com quilos a mais.
Adote uma perfeita postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas da cadeira.

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