Quais são os tipos de eletricista? Confira Aqui todas as opções

Quais são os tipos de eletricista? Definitivamente não existe mercado de trabalho que se sustente caso todas as pessoas envolvidas estejam diretamente responsáveis pelas mesmas funções ao mesmo tempo. Seria realmente impossível encontrar uma vaga, mesmo que houvesse muita demanda.

Este é o tipo de coisa que acontece com vários trabalhos desportivos, onde várias pessoas tentam ser as melhores na mesma coisa. Fica realmente difícil arrumar vagas para todos em uma questão de recebê-los com um bom salário.

O fato é, na carreira de eletricista existe sempre uma demanda constante. Em parte por falta de profissionais realmente capacitados, e por outro lado por existirem várias funções que podem ser desempenhadas para se garantir alguma estabilidade em vários setores da indústria.

Hoje gostaria de te mostrar alguns detalhes importantes e interessantes sobre esta carreira. Cobrindo todos os principais tipos de aplicação da função.

Vamos dar uma conferida?

Quais são os tipos de eletricista?

Primeiramente é importante lembrar de uma coisa, um eletricista é um profissional bastante versátil, e por isso não é raro que ele acabe encontrando situações realmente diferenciadas no seu trabalho.

Seria interessante dizer que estas seleções são as mais comuns, mas não é raro que ainda existam muitas outras. Por exemplo, alguém da equipe de uma empresa pode se destacar no trabalho e acabar se tornando um supervisor. Neste caso a vaga em si pode não ter tanta ação prática, mas ainda é coordenada por algum eletricista.

Sem contar o fato de que você vai encontrar uma variação muito interessante de aplicações muito específicas. Como por exemplo dar a manutenção em um aparelho que só existe naquela empresa.

Por ser um item muito importante e que não pode ficar parado, a empresa acaba por treinar, ou pagar um treinamento, para que o profissional esteja capacitado para focar exclusivamente naquele aparelho.

E por aí vai, situações como esta não faltam. Logo você pode ter muito mais confiança de que há algum lugar para praticamente qualquer um que queira atuar como um eletricista.

Eletricista que atua na área residencial

O eletricista que trabalha em residências é quase sempre o profissional mais famoso do mercado. A maioria das pessoas se lembram desta modalidade quando se fala de um eletricista.

Seu trabalho é bastante importante, não se esqueça disso. Primeiramente ele é responsável por atuar criando toda a instalação elétrica da casa. É ele que vai passar toda a fiação pelas paredes. Depois instalar as tomadas, interruptores, ventiladores de teto ou o que for.

Esta etapa é feita, obviamente, antes de alguém morar naquele local. E se engana quem pensa que ela não precisa nunca mais ser refeita. Existem várias casas antigas, e muitas outras mal feitas, que vão exigir um eletricista para refazer toda a instalação elétrica do imóvel.

É de extrema importância que exista alguém consciente de todas as regras da eletricidade, sabendo exatamente o tipo de fio a se utilizar. Assim como as práticas corretas para evitar curto circuitos e outras situações adversas.

Entretanto também é válido falar da importância de fazer vários tipos de manutenção no próprio imóvel sempre que necessitado.

Seja um bocal que costuma queimar as lâmpadas, uma tomada com defeito ou qualquer coisa do tipo.

Este é um profissional que costuma atuar de maneira autônoma, mas isto não significa de uma maneira desleixada. Normalmente eles são muito preocupados com o que precisa ser feito e têm todo o cuidado de executar com perfeição as tarefas.

homem-eletricista-trabalhandoEletricista da área predial

O eletricista da área predial, ou eletricista predial como muitos chamam, é um profissional que atua de maneira muito semelhante ao eletricista residencial. Seu objetivo é exatamente conquistar espaço para dar manutenção em imóveis prediais de todos os tipos.

Mas o grosso de seu trabalho também vem na fase de construção do prédio. Não é incomum verificar um eletricista predial estar envolvido diretamente com uma empreiteira. Sendo isto de maneira fixa, como um profissional de carteira assinada, ou esporádica, como o regime de contrato de trabalho intermitente ou mesmo como pessoa jurídica.

O melhor jeito de atuar na área é escolher bem um curso eletricista predial fortaleza. Afinal de contas, a maioria dos itens que uma construção vai requisitar podem ser bastante únicos.

O maior desafio desta categoria nem é tanto ter que passar uma fiação por uma construção vertical muito alta. A ideia aqui é criar padrões de distribuição que podem ser bem complexos dependendo do tipo de prédio e da quantidade de apartamentos que você vai ter.

Por outro lado ainda existe a demanda de instalação de vários componentes elétricos. Como por exemplo sensores de presença, portões elétricos, interfones…

Eletricista da área industrial

Aqui encontramos o que muitos consideram ser o topo da categoria da profissão. O eletricista industrial é um profissional completamente capaz de realizar as mais variadas tarefas, sempre agregando uma quantidade de valor bem relevante ao seu serviço.

Como ele está diretamente ligado à indústrias, pode ser realmente importante ter uma capacitação na área dos cursos de segurança do trabalho. Não para que ele se torne um supervisor ou mesmo técnico de segurança do trabalho.

A ideia mesmo é que ele seja capacitado para atuar como um profissional comum que está exposto a um novo patamar de riscos envolvendo eletricidade. Uma coisa é receber um choque da eletricidade que vem da tomada, onde é bastante difícil ter um dano à saúde sério o suficiente.

Em um sistema de alta potência os choques são potencialmente fatais, e por isso existe uma necessidade de cuidado redobrado. Principalmente através de técnicas e ações que sejam inteligentes.

Conclusão

Estas são as principais área de atuação de um eletricista de modo geral. Entretanto é sempre importante notar que podem haver possibilidades para se encaixar em outras áreas menos convencionais.

Se você quer entrar neste mundo, sem problemas, basta começar com o curso certo de preparação. Sendo o curso de Eletricista Profissional da Engehall uma opção extremamente certeira e garantida.

Até a próxima!